Procura

Engenharia civilEstruturas de madeira


EXERCÍCIOS - Exercício 120

  • (IF-MT 2019)

Sobre o efeito do vento em estruturas de madeira, é FALSOafirmar que:


A) A pressão devida ao vento pode ser estimada por um coeficiente de pressão vezes a massa do ar e a velocidade do vento ao quadrado: p = 1/2 ρc p V 2 , em que p é a pressão do vento; p é a massa específica do ar (kg/m 3 ), c p é o coeficiente de pressão, que leva em conta a forma, o ângulo de incidência do vento e outros fatores, e V é a velocidade do vento.

B) Os fatores considerados no cálculo da velocidade característica do vento são: o fator topográfico, o fator de rugosidade do terreno, dimensões da edificação, altura sobre o terreno e o fator estatístico.

C) A velocidade básica do vento no território nacional pode ser extraída das isopletas (NBR 6123: 1988) e é definida como a velocidade de uma rajada de 10 segundos, excedida, em média, uma vez a cada 30 anos, a 10 metros acima do solo em campo aberto e limpo.

D) A determinação da força do vento sobre as edificações depende do coeficiente de pressão (ou força, ou arrasto).Valores positivos dos coeficientes de pressão interna ou externa correspondem a sobrepressões, e valores negativos correspondem a sucções.

E) Em uma edificação totalmente impermeável ao ar, a pressão no seu interior será invariável no tempo e independente da velocidade da corrente de ar externa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 121

Vamos para o Anterior: Exercício 119

Tente Este: Exercício 60

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.38ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.24ms))((ts_substr_c=0.80ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 4ms))