Procura

Engenharia civilEstruturas de concreto (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 417

  • (IF-MT 2019)

Carvalho e Pinheiro (2009) discorrem sobre elementos em concreto armado submetidos à flexão e afirmam que:
(...) a ruína da seção transversal para qualquer tipo de flexão no estado limite último fica caracterizada pelas deformações específicas de cálculo do concreto e do aço, que atingem (uma delas ou ambas) os valores últimos (máximos) das deformações específicas desses materiais. Os conjuntos de deformações específicas do concreto e do aço, ao longo de uma seção transversal retangular com armadura simples (só tracionada) submetida a solicitações normais definem 6(seis) domínios de deformação (...).
Sobre os domínios de deformação, é correto afirmar


A) A Reta a representa a tração uniforme na seção transversal, com ε S (deformação na armadura) = 8,5%o e ε c (deformação no concreto) = 8,5%.

B) O Domínio 3 , flexão simples (seção sub-armada) ou composta (tração ou compressão com grande excentricidade) com ruptura do concreto à compressão e com escoamento do aço, tem seu início com ε S = 10% e ε c = 3,5% e seu término com ε S = ε yd e ε c = 3,5%.

C) A Reta a e os Domínios 1 e 2 correspondem ao estado limite último por ruptura do concreto.

D) No Domínio 4 , o concreto e o aço são bem aproveitados, pois o concreto encontra-se na ruptura e o aço atinge o patamar de escoamento.

E) No Domínio 5 , a seção transversal está inteiramente comprimida, e a linha neutra corta a seção transversal a (0,259 * d), em que d é a altura útil da seção transversal.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 418

Vamos para o Anterior: Exercício 416

Tente Este: Exercício 139

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.65ms))((ts_substr_im=1.01ms))
((total= 6ms))