Engenharia civilTratamento de efluentes
- (NUCEPE 2019)
Em relação ao tratamento de esgoto de uma comunidade, é CORRETOafirmar que:
A) As estações de tratamento de esgoto (ETE) têm a finalidade de remover os poluentes dos esgotos, os quais viriam causar uma deterioração da qualidade dos cursos d’água; devendo dispor, segundo a NBR 12.209/92, de quatro processos de tratamento, a saber: separação de sólidos por meios físicos, relativo a gradeamento; filtração biológica, relativo a desarenação, sedimentação e filtragem; lodos ativados, referente a segmentação e digestão do lodo; tratamento de lodo, relativo a secagem e desinfecção.
B) Estações elevatórias são estruturas construídas para elevar o nível do esgoto de modo que voltem a fluir por gravidade; sendo necessárias quando as profundidades das tubulações tornam-se demasiadamente elevadas, devido à baixa declividade do terreno.
C) A rede pública de esgoto, na rua, deve utilizar tubos com dimensão mínima de 150 mm e os mesmos serem posicionados a uma profundidade mínima de 80 cm.
D) A contribuição adotada para dimensionamento de soluções de esgotamento sanitário é, geralmente, em litros/pessoa. No caso de residências a contribuição varia de 80 a 200 litros/pessoa em função do padrão da edificação.
E) Valas de infiltração são unidades de tratamento, geralmente, em forma de tanques retangulares, projetados e construídos de modo a receber o lodo dos digestores, ou unidades de oxidação total, onde se processa a redução da unidade com a drenagem e evaporação da água liberada durante o período de secagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 122
Vamos para o Anterior: Exercício 120
Tente Este: Exercício 115
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil