Procura

Engenharia civilAnálise estrutural


EXERCÍCIOS - Exercício 94

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

O artigo 68 da Lei nº 2.863/2008, que instituiu o Código de Obras e Edificações do município de Lagoa Santa, rege que, no projeto de estádios para eventos esportivos, ao calcular a capacidade máxima de recepção de torcedores, deve-se considerar, para cada metro quadrado de arquibancadas, gerais e outros setores, duas pessoas sentadas ou três pessoas em pé, não se computando as áreas de circulação e acesso.

Considere que um engenheiro civil, ao ler esse artigo, fez a seguinte ponderação: tomando o peso médio de uma pessoa como 0,70 kN e a hipótese de três pessoas por metro quadrado, a sobrecarga do público torcedor é de 2,1 kN/m 2 . No entanto, a sobrecarga a se usar em ginásios de esportes prevista em norma técnica é de 5 kN/m 2 .

Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a justificativa incorreta da adoção da sobrecarga de 5kN/m 2 como o carregamento que representa a ação dos torcedores sobre as estruturas dos estádios para eventos esportivos.




A) A sobrecarga de 5 kN/m 2 corresponde a se juntar sete pessoas em cada quadrado de 1 m 2 de área na arquibancada, situação que pode hipoteticamente acontecer em caso de pânico, com torcedores se amontoando em tentativa de deixar rapidamente o estádio.

B) Havendo controle no número de ingressos colocados à venda, não ultrapassando a capacidade do estádio, o valor de sobrecarga de 5 kN/m 2 deve ser adotado porque consta de Norma Técnica; a sua não adoção, substituindo-o por outro valor mais baixo, implica justificativa bem fundamentada do projetista.

C) Em um estádio moderno, bem projetado e bem sinalizado, com mobiliário fixo nas arquibancadas e não existência de gerais, a possibilidade de sete pessoas em pânico se amontoarem em cada metro quadrado de arquibancada ou de outros setores é praticamente inexistente, levando o valor da sobrecarga de 5 kN/m 2 a causar superdimensionamento da estrutura.

D) A Confiabilidade Estrutural, disciplina que usa métodos estatísticos, ensaios em modelos estruturais, acompanhamento do desempenho de obras construídas e estudo das causas de catástrofes estruturais, levou à consideração do valor adotado de 5 kN/m 2 como aquele que apresenta uma probabilidade estatística (da ordem de 99,5%) de não ser ultrapassado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 95

Vamos para o Anterior: Exercício 93

Tente Este: Exercício 143

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+