Procura

Engenharia civilNormas e legislações


EXERCÍCIOS - Exercício 45

  • (UTFPR 2019)

A Norma de Desempenho das Edificações – ABNT NBR 15.575/2013 tem como objetivo atender as exigências dos usuários em relação aos sistemas que compõem edificações habitacionais, independente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado. Com relação à ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho das Edificações, é correto afirmar que:


A) a ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho das Edificações está estruturada em sete partes: Requisitos Gerais; Sistemas Estruturais; Sistemas de Pisos; Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas; Sistemas de Coberturas; Sistemas Hidrossanitários; e Sistemas Elétricos.

B) a ABNT NBR 15.575/2013 restringe-se a edificações habitacionais e comerciais e é aplicável somente para edificações acima de 5 pavimentos, tendo requisitos e critérios de desempenho válidos em nível nacional, considerando as especificidades regionais do Brasil.

C) pode-se definir com Vida Útil de Projeto (VUP) o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15.575/2013, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, as informações conhecidas no momento do projeto e supondo o cumprimento da periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo manual de uso, operação e manutenção (a VUP não pode ser confundida com o tempo de vida útil, durabilidade, e prazo de garantia legal ou contratual). Na ABNT NBR 15.575/2013, pode-se destacar a VUP (anos) das estruturas da edificação com valor mínimo > 60, intermediário > 73 e superior > 95.

D) o ensaio de Impacto de corpo mole e de Impacto de corpo duro nas edificações procuram representar choques acidentais gerados pela utilização da edificação, atos de vandalismo, tentativas de intrusão, etc. Sob ação do impacto de corpo mole, os componentes da estrutura devem sofrer ruptura ou instabilidade sob as energias de impacto aplicadas. Sob a ação de impacto de corpo duro, os elementos impactados não podem ser transpassados, sofrer ruptura ou instabilidade sob ação de impactos de segurança com energias indicadas no procedimento de avaliação, porém admite-se fissuras ou escamações.

E) com relação ao desempenho acústico, a ABNT NBR 15.575/2013 ressalta a necessidade da adequada isolação acústica por parte de fachadas, coberturas, entrepisos e paredes. Para se definir o desempenho acústico dos pisos na habitação, deve-se avaliar o som resultante de ruídos de impacto (caminhamento, queda de objetos e outros) entre unidades habitacionais. Devem ser avaliados os dormitórios da unidade habitacional, e as medições devem ser executadas com portas e janelas fechadas, como foram entregues pela empresa construtora ou incorporadora, pois qualquer diferença de massa ou camada pode apresentar resultados diferentes. Os sistemas de pisos, separando unidades autônomas posicionadas em pavimentos distintos, devem ter nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado, L’nT,w dB < 80.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 46

Vamos para o Anterior: Exercício 44

Tente Este: Exercício 28

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+