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ArquiteturaPatologias das edificações


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CONSULPLAN 2017)

Segundo Vitório (2003, p. 43), “as fissuras ocupam o primeiro lugar na lista dos problemas mais comuns nas alvenarias. Suas causas nem sempre são facilmente identificadas, porém, o conhecimento das mesmas é de fundamental importância para a adoção dos procedimentos adequados de correção”. Bauer (apud Vitório, 2003, p. 44) lista quatro principais tipos de fissuras nas alvenarias, identificando suas causas prováveis – “fissura vertical”, “fissura horizontal”, “fissura inclinada” e “fissura na laje mista de forro da coberta”. Esta classificação traz grande auxílio à identificação preliminar das causas prováveis de uma determinada patologia e, consequentemente, à elaboração de laudos técnicos para os casos de fissuras em construções de alvenaria. Tendo em vista seus conhecimentos sobre patologia das edificações, assinale a alternativa que identifica corretamente duas causas prováveis de Fissura Vertical numa construção em alvenaria.


A) Alvenaria submetida à flexo-compressão devido a deformações excessivas da laje; retração por secagem da laje de concreto armado, que gera fissuras nas alvenarias, principalmente nas externas enfraquecidas por vãos (janelas).

B) Movimentação higroscópica da alvenaria, principalmente no encontro de alvenarias (cantos) e em alvenarias extensas; retração por secagem da alvenaria, principalmente em pontos de concentração de tensões ou seção enfraquecida.

C) Carregamentos desbalanceados, principalmente em sapatas corridas, ou vigas baldrames excessivamente flexíveis; atuação de cargas concentradas diretamente sobre a alvenaria, devido à inexistência de coxins ou outros dispositivos para distribuição das cargas.

D) Movimentação térmica da laje de cobertura (deficiência de isolamento térmico, com a ocorrência de fissuras no topo da parede, decorrente da dilatação da laje de cobertura); atuação de cargas concentradas diretamente sobre a alvenaria, devido à inexistência de coxins ou outros dispositivos para distribuição das cargas.


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