Procura

Educação físicaNatação


EXERCÍCIOS - Exercício 18

  • (FAUEL 2019)

A natação é uma das modalidades esportivas mais procuradas e com melhor índice de aceitação. Por ser uma atividade com baixo impacto, é indicada para todas as idades e situações, desde grávidas e bebês até pessoas com problemas nas articulações e idosos. Além de refrescante e divertida, ela trabalha todos os músculos e traz inúmeros benefícios ao corpo e à saúde. No Brasil, a natação vem ganhando popularidade à medida que talentos individuais surgem, a modalidade se reestrutura e mais investimentos são aportados. O Brasil participa da natação nos Jogos Olímpicos desde1920, juntamente com a primeira delegação olímpica brasileira. Hoje o país conta com nomes de peso em competições internacionais, que trazem um número crescente de bons resultados, como recordes sul-americanos e mundiais, finais e medalhas no Campeonato Mundial e Olimpíadas e torneios nacionais considerados de alto nível. Após essa breve apresentação, dentre as regras utilizadas na realização da natação apresentadas, qual encontra-se ERRADA?


A) O “nado livre” significa que numa prova assim denominada, o competidor não pode nadar qualquer nado. “Nado livre” significa um nado específico, nos mesmos moldes do nado de costas, peito ou borboleta.

B) No “nado costas”, antes do sinal de partida, os competidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com ambas as mãos colocadas nos suportes de agarre. Manter-se na calha ou dobrar os dedos sobre a borda da calha é proibido. Quando o suporte de partida para o nado costas estiver sendo usado na saída, os dedos de ambos os pés devem estar em contato com a borda ou com a placa de toque do placar eletrônico. Curvar os dedos dos pés na parte superior da placa de toque é proibido.

C) No “nado de peito” após a saída e em cada volta, o nadador pode dar uma braçada completa até as pernas, durante a qual o nadador pode estar submerso. Uma única pernada de borboleta é permitida em qualquer momento antes da primeira pernada de peito após a saída e após cada virada. A cabeça deve romper a superfície da água antes que as mãos virem para dentro na parte mais larga da segunda braçada.

D) No “nado borboleta”, a partir do início da primeira braçada, após a saída e em cada volta, o corpo deve ser mantido sobre o peito. Não é permitido ficar na posição de costas em nenhum momento, exceto quando da volta, após o toque na parede é permitido girar de qualquer maneira, quando deixar a parede o corpo deve estar na posição sobre o peito.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19

Vamos para o Anterior: Exercício 17

Tente Este: Exercício 23

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.30ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.69ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))