Educação físicaLegislação de educação física
- (IDECAN 2019)
A Educação Física (EF) - seja como disciplina escolar, área acadêmica ou profissão regulamentada - passou a ser vista como uma das áreas líderes no processo que visa educar, motivar para mudanças e criar oportunidades para que as pessoas atinjam plenamente seu potencial humano e tenham melhores condições de saúde. É incorretoafirmar que
A) as universidades precisam estar atentas às tendências e formar para o futuro, com os recursos hoje disponíveis e a partir das lições do passado recente.
B) a Saúde Pública teve seu interesse despertado para a relação atividade física e saúde de forma mais acentuada em meados do século XX, com os estudos pioneiros associando as doenças cardiovasculares ao nível de atividade física no trabalho.
C) a pesquisa em EF (e na área de atividade física e saúde) justifica-se pela necessidade de contribuir com o desenvolvimento humano pleno, que deve subsidiar o trabalho do profissional em EF e auxilia na definição da identidade própria da área possibilitando a interação com outras disciplinas.
D) consolidação de uma área do conhecimento passa por determinadas convenções e concordâncias quanto aos termos utilizados em seus conteúdos publicados. Neste particular, a área de atividade física e saúde tem evoluído e se aproximado de um consenso quanto às definições principais e mais recorrentes nas publicações.
E) as universidades isentaram-se da responsabilidade ainda maior na produção do conhecimento, seja na identificação de problemas, descrição de características das populações e sua associação com saúde e qualidade de vida, na experimentação de novos processos e na formação de profissionais mais competentes e em consonância com as expectativas pessoais.
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