Educação físicaGinástica
- (FGV 2019)
Na abordagem saúde renovada, são feitas duras críticas ao uso excessivo do conteúdo esporte, nas aulas de Educação Física escolar. O estímulo exacerbado a condutas competitivas e individualista, pode, como efeito, acarretar o afastamento de alunos da prática de atividades e exercícios físicos.
Assinale a opção que indica como o professor de Educação Física escolar pode usar o conteúdo ginástica dentro do enfoque da abordagem saúde renovada.
A) De forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento motor do aluno. Neste sentido, a ginástica deveria aparecer já nas fases iniciais do desenvolvimento motor, servindo como estímulo estritamente cognitivo para o aluno.
B) De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos. A ginástica, portanto, deveria servir para que o aluno vivenciasse e adquirisse conteúdos que o permitissem gerenciar – ainda que de forma inicial - atividades e exercícios físicos que deseje executar fora da escola.
C) De forma a promover a reflexão crítica do aluno quanto à sua realidade social. Neste sentido, a ginástica deveria catalisar as reflexões sobre a luta de classe e, ainda, permitir que o aluno promova o trabalho de base na comunidade em que reside.
D) De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos Neste sentido, a ginástica poderia promover a aprendizagem técnico-instrumental para que o aluno utilizasse este conhecimento apenas nas aulas de Educação Física escolar.
E) De forma a promover a emancipação social do aluno; portanto, a ginástica seria como uma forma de transcender a condição material do aluno.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 51
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física