Procura

FísicaLeis de newton


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (IBFC 2019)

A preservação do movimento pela Natureza consiste de uma lei enunciada por Galileo Galilei na primeira metade do século XVII, identificada sob o nome de Lei da Inércia e que consiste de uma das leis da Física na teoria sobre o movimento de Isaac Newton, desenvolvida na segunda metade do século XVII.
Analise o fato experimental abaixo.
Fato experimental: Um objeto que se desloca (sem rolar) contra uma superfície está submetido à fricção (atrito) que resulta no surgimento de uma força oposta ao deslocamento do corpo ao longo do tempo. Essa força retira gradualmente movimento do corpo até pará-lo completamente em relação à superfície. Quanto mais lisas as superfícies do corpo e a superfície sobre a qual ele se desloca, verifica-se que um mesmo impulso resulta em um maior deslocamento total do corpo em relação à superfície até ele parar.
Considere o argumento abaixo construído por uma pessoa a partir deste fato experimental.
Argumento: se forças de atrito cada vez menores permitem deslocamentos cada vez maiores do corpo sobre a superfície, se fosse possível eliminar o atrito completamente, então o corpo nunca pararia, seguindo com velocidade constante.
Se, em experimentos, se conseguir produzir atritos progressivamente menores, sem nunca conseguir eliminar por completo, assinale a alternativa que corretamente identifica o tipo de raciocínio que caracteriza o Argumento apresentado (lei da Inércia).



A) Dedução

B) Indução

C) Reiteração

D) Paradoxo


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=13.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.49ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 15ms))