JornalismoPrincipais teorias e escolas
- (UFPR 2019)
“A teoria da agenda-setting (estabelecimento da agenda – ou, melhor dito, de agendas) é uma teoria que procura explicar um certo tipo de efeitos cumulativos a curto prazo que resultam da abordagem de assuntos concretos por parte da comunicação social. Apresentada por McCombs e Shaw (1972), e elaborada a partir do estudo da campanha eleitoral para a Presidência dos Estados Unidos de 1968, essa teoria destaca que os meios de comunicação têm a capacidade não intencional de agendar temas que são objeto de debate público em cada momento”. (Jorge Pedro Sousa, em “Teorias da notícia e do jornalismo”)
Em relação às interpretações sobre a teoria da agenda-setting , é INCORRETO afirmar:
A) A agenda-setting postula que a importância dada a certos assuntos pelos veículos jornalísticos influencia a importância que o público dará a eles.
B) A capacidade de agendamento dos temas difere de acordo com o tipo de veículo – a imprensa seria mais suscetível ao agendamento temático do que a televisão, por exemplo.
C) A teoria da agenda- setting observa que as convicções pessoais de um grupo de indivíduos o tornam imune a certos assuntos – trata-se do conhecido fenômeno da pós-verdade.
D) Entre os fatores determinantes ao agendamento, estariam questões como o tempo de exposição a um tema, a proximidade geográfica (um tema influencia mais fortemente uma população diretamente conectada a ele) e a credibilidade da fonte de informação.
E) A teoria da agenda- setting rompe com o paradigma funcionalista sobre os meios de comunicação, que acreditava que as mídias não atuavam diretamente sobre a sociedade.
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