PortuguêsFiguras de linguagem (2)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Leia o trecho a seguir.
“Eu conheci esse pedaço de Belo Horizonte, nele padeci, esperei, amei, tive dores de corno augustas, discuti e neguei. Conhecia todo mundo. Cada pedra das calçadas, cada tijolo das sarjetas, seus bueiros, os postes, as árvores. Distinguia seus odores e as cores de todas as horas. Ali vivi de meus dezessete aos meus vinte quatro anos. Vinte anos nos anos vinte. Vinte. Sete anos que valeram pelos que tinha vivido antes e que viveria depois. Hoje, aqueles sete anos, eles só existem na minha lembrança. Mas existem como sete ferretes e doendo sete vezes sete quarenta e nove vezes sete quarenta e três ferros pungindo em brasa”.
NAVA, Pedro. Beira Mar. São Paulo: Cia das Letras, 1976. p. 354.
No trecho destacado no texto anterior, o autor Pedro Nava utiliza uma figura de linguagem como recurso estético em sua narrativa. Trata-se de
A) hipérbole, uma vez que há um aumento nas características das emoções e espaços descritos, objetivando chamar a atenção do leitor para os aspectos exagerados.
B) metonímia, pois o significado geral é representado a partir de um significado específico, ou seja: o todo é tomado pela parte.
C) comparação, uma vez que a memória do passado é assemelhada à dor causada pelos ferros em brasa, por meio do uso de conectivos de comparação.
D) eufemismo, já que se observa a escolha de palavras e expressões destinadas a suavizar o discurso sobre o que é narrado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 73
Vamos para o Anterior: Exercício 71
Tente Este: Exercício 351
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português