Relações públicasResponsabilidade corporativa
- (IADES 2017)
Em 1942, nos Estados Unidos, como resposta a uma enxurrada sem fim de críticas à imprensa, foi formada uma comissão com o objetivo de definir quais eram as funções da mídia na sociedade moderna. Surgia, assim, a Comissão Hutchins, formada pelo então reitor da Universidade de Chicago, Robert M. Hutchins, e por mais 13 personalidades dos ramos empresarial e acadêmico. Analistas americanos consideram que a Comissão Hutchins talvez tenha sido a responsável por uma mudança fundamental de paradigma no jornalismo: da liberdade de imprensa para a responsabilidade da imprensa. De lá para cá, outros Meios para Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (Mars) surgiram, a partir da atuação de governos, de universidades, da sociedade civil, da própria imprensa e também de vários estudos, entre eles os do teórico francês Claude-Jean Bertrand.
Considerando o exposto, segundo a teoria formulada por Bertrand, são formas de promover a ética e a qualidade na atuação da mídia:
A) a autocensura, a responsabilidade social corporativa e a livre expressão.
B) a “livre” atuação da imprensa, a interferência estatal e a busca da construção de espaços compartilhados.
C) a existência de colunas de correção de erros e seções de cartas dos leitores, além da atuação de censores independentes.
D) a existência de colunas de ombudsman , a criação de revistas de jornalismo e a revelação das fontes dos repórteres.
E) a atuação de observatórios da imprensa, o fisiologismo na atuação da imprensa e o estabelecimento de códigos de ética dos veículos.
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EXERCÍCIOS - Exercício 2
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