PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto
- (VUNESP 2019)
O time de futebol paraense Paysandu anunciou a criação do projeto Alegria do Povo, o qual, em parceria com o curso de serviço social da Universidade da Amazônia (Unama), selecionou torcedores para um programa de concessão de entradas gratuitas em jogos do clube.
Do outro lado, o também paraense Remo não ficou atrás. Em dezembro de 2018, a agremiação azulina reformulou seu plano de sócio-torcedor e incluiu a categoria Ouro Social, destinada a beneficiários de programas sociais como o Bolsa-Família. Em apenas um mês, as 600 vagas da modalidade foram esgotadas. Nela, os torcedores pagam mensalidade de 30 reais e têm acesso garantido a todos os jogos. “Fizemos questão de não colocar nenhuma distinção na carteirinha de sócio”, conta o presidente Fábio Bentes. “Para cumprir nosso papel social é fundamental mostrar que todo torcedor tem importância.”
Na contramão dos clubes do eixo Sul-Sudeste, o preço do ingresso praticado pela dupla “Repa”, como é conhecido o clássico paraense, ainda se encaixa no orçamento de boa parcela de seus torcedores. Enquanto o Corinthians, terceira bilheteria mais cara do país, cobra em média 50 reais na Arena, Remo e Paysandu se mantêm estáveis na casa dos 20 reais.
“Quando jogamos contra times de outros estados, nosso trunfo é o apoio maciço do torcedor”, afirma Bentes. “Vamos provar que aproximá-lo do clube, não importa de onde venha, vale a pena.”
(Breiller Pires. A receita dos times do Pará para se reconectar ao povo e encher os estádios . https://brasil.elpais.com, 05.05.2019. Adaptado)
Segundo informações do texto,
A) dois clubes de futebol paraenses iniciaram uma campanha para tornar os ingressos gratuitos para todas as partidas de futebol no estado.
B) os times de futebol do Pará se espelharam na redução de preços verificada em outras partes do país.
C) os times Paysandu e Remo, do Pará, estão em declarada competição de preços dos ingressos com times de outros estados.
D) a redução de preços dos ingressos praticada por dois clubes paraenses visa a tornar os times mais competitivos com a presença do torcedor nos jogos.
E)
as iniciativas de redução do valor do ingresso estão relacionadas a políticas de inclusão social, como o programa governamental Bolsa-Família.
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