PortuguêsOrações coordenadas sindéticas: aditivas adversativas alternativas conclusivas...
- (CPCON 2019)
No texto abaixo, as orações se ligam umas às outros por meio dos processos de subordinação e também de coordenação. Feita a leitura do texto, relacione as colunas, estabelecendo a correspondência entre a oração e a sua classificação.
Suas ExcelênciasQuando se discutem os “riscos da judicialização da política”, muitos brasileiros, com razão, suspeitam estar ouvindo grego. Mas se souberem que o Supremo Tribunal Federal decidiu contratar 56 motoristas executivos, ao custo de R$ 5 milhões, entenderão a língua. Ela é falada por todo o Estado brasileiro, viciado em sangrar majestosamente o bolso do contribuinte. Os choferes, aliás, terão que usar paletós com “três botões e seis bolsos”, como exige o edital. Ah, sim, suas calças “não poderão ter pregas”. (Isto É, 27/09/2017)
1 -“Quando se discutem os “riscos da judicialização da política, .... ”. 2 -“ .... Mas entenderão a língua”. 3 -“ ... se souberem que o Supremo Tribunal Federal decidiu contratar 56 motoristas executivos, ao custo de R$ 5 milhões...”. 4 -“... como exige o edital”.
( ) Oração coordenada adversativa. ( ) Oração subordinada adverbial de conformidade. ( ) Oração subordinada adverbial condicional. ( ) Oração subordinada adverbial temporal.
A sequência numérica que preenche os parênteses CORRETAMENTE é:
A) 3 – 4 – 1 – 2.
B) 3 – 4 – 2 – 1.
C) 2 – 1 – 3 – 4.
D) 2 – 4 – 3 – 1.
E) 2 – 4 – 1 – 3.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 75
Vamos para o Anterior: Exercício 73
Tente Este: Exercício 42
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português