PortuguêsIntertextualidade
- (NC-UFPR 2019)
O texto a seguir é referência para a questão.
Livro “A Hora do Lanche” avalia merendas pelo mundo
_______________ seja recomendada a presença de verduras nas merendas, as escolas indianas dependem muito do custo
governamental, que é bastante precário, e logo não dispõem de recursos financeiros para comprá-las. Conhecido como dal , esse prato
de lentilha, ervilha ou grão de bico cozido, é uma das refeições mais comuns na Índia, rico em proteína, ferro e fibras, e ideal para os
indianos que seguem a religião hinduísta e não comem carnes.
A sopa colorida chama-se borsch e a cor intensa vem da beterraba, rica em fibras e excelente fonte de nutrientes. A kasha é um
mingau feito de trigo ou outros cereais, como farinha e aveia, temperado com sal, manteiga e cebola frita. O pão está sempre presente
no prato dos russos, que chegam a comer em média 60 kg de pão por ano.
Não há programa de merenda escolar no México, por isso as crianças comem o que trazem de casa. Batata chips é um petisco
comum entre os alunos, sendo acompanhada – pela maior parte das crianças – por refrigerante. Poucas escolhem algo mais saudável,
como frutas, sanduíche natural e suco. Não é à toa que 1/3 das crianças em idade escolar estão com sobrepeso ou obesas.
As cenouras são o segundo legume predileto dos ingleses, e são cultivadas no próprio país. Rosbife ou carne assada com molho
é a receita do prato tradicional inglês. O yorkshire pudding é um bolinho assado e depois frito, que era servido de acompanhamento
para reforçar o jantar das famílias mais pobres, e hoje alunos ingleses de baixa renda podem comer de graça nas escolas.
(Adaptado de: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2015/08/livro-hora-do-lanche-avalia-merendas-pelo-mundo.html)
As palavras dal, borsch e kash estão em itálico com a finalidade de:
A) destacar que essas palavras podem esclarecer dúvidas.
B) justificar uma nomenclatura científica.
C) explicitar as características de cada prato.
D) ressaltar que são nomes próprios.
E) enfatizar que são palavras estrangeiras.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30
Vamos para o Anterior: Exercício 28
Tente Este: Exercício 98
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português