Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (IFB 2017)

O termo Guerra Fria já encerra em si uma contradição. Durante a segunda metade do século XX, o fenômeno opôs as duas superpotências mundiais (URSS e EUA), em um cenário de medo pelo perigo iminente de destruição da humanidade diante de um possível – mas pouco provável – conflito nuclear.

A respeito da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:




A) a Guerra Fria teve como peculiaridade a situação de conflito aberto entre as duas superpotências, aprofundada pelo movimento de descolonização afro-asiática.

B) a Guerra Fria, objetivamente, foi sustentada por um calculado equilíbrio de poder entre as superpotências que, embora desigual em termos geopolíticos, permaneceu tacitamente aceito por ambos os lados.

C) o fenômeno da Guerra Fria gerou um contexto global de tranquilidade, que durou praticamente toda a segunda metade do século XX, uma vez que os países considerados neutros colaboravam para manter o equilíbrio de forças.

D) durante a Guerra Fria, enquanto os EUA exerceram controle sobre praticamente toda a Europa e a América capitalistas, além dos oceanos, a URSS dominava uma porção bem menor do globo, o que gerava contestações que colocavam o mundo em constante estado de tensão e perigo.

E) durante a Guerra Fria, a ideia de realização de um conflito nuclear era apenas um produto da ficção e do medo, já que as duas superpotências não dispunham de viabilidade política e tecnológica à época.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 54

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 8ms))