GeografiaImpactos e soluções no meio urbano
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
A Geografia é capaz de tratar os fenômenos espaciais sobre múltiplas escalas espaço-temporais. Apesar das orientações acadêmicas e oficiais colocarem o foco no cotidiano e no espaço vivido para a educação geográfica, isso não significa ignorar a dimensão do tempo longo (ou geológico). Os resultados de milhões de anos de interação entre os elementos da natureza e energias existentes nos sistemas ambientais não devem ser relegados à simples descrição do meio físico, o que limita o avanço das discussões acerca da gênese das paisagens e dos recursos naturais – fundamental para o reconhecimento do tempo da natureza nas diversas situações cotidianas e da dinamicidade própria do sistema Terra. No entanto, nos livros didáticos de Geografia são comuns textos fundamentados em notícias com um catastrofismo alarmista de uma mídia sensacionalista, o que, muitas vezes, reflete a falta de conhecimento dos ciclos e das dinâmicas próprias dos sistemas naturais.
SARAIVA JUNIOR, J. C. Tempo geológico, sociedade e ensino de geografia física. HOLOS. ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013 (Adaptação). Demandam uma abordagem em tempo longo para serem compreendidas, exceto:
A) A variedade geológica do território brasileiro e sua abundância e diversidade de recursos minerais e energéticos (de grande importância para a economia do país).
B) A constituição do fenômeno climático conhecido como ilha de calor.
C) A ocorrência de enclaves paisagísticos, como fragmentos de savana em meio à floresta amazônica ou de araucárias em Minas Gerais em áreas de Mata Atlântica.
D) Os eventos sísmicos de magnitude e frequência variadas que ocorrem, diariamente, por todo o Brasil.
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