Procura

GeografiaGeografia política


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IF-TO 2019)

Para a geopolítica mundial, a questão árabeis-raelense ganha relevância com a aprovação, pela ONU, da criação de um Estado judeu na área da Palestina, em 1947. Desde então os conflitos intensificaram-se na região do Oriente Médio e envolvem outras nações do espaço mundial. Avalie as alternativas seguintes e aponte a incorretaquanto aos conflitos e/ou reflexos geopolíticos da questão árabe-israelense:


A) Na primeira Intifada, iniciada na década de 1980, além dos civis palestinos atirarem paus e pedras em soldados e carros militares israelenses, houve também atentados terroristas promovidos pela OLP (Organização de Libertação da Palestina), liderada por Yasser Arafat.

B) Uma das consequências da criação do Estado de Israel e da ocupação da Faixa de Gaza e Cisjordânia foi a imigração de muitos palestinos para os países vizinhos, resultando em um número expressivo de refugiados que há décadas não podem voltar para casa.

C) A capital do Estado de Israel reconhecida pela maior parte da comunidade internacional é Tel Aviv. No entanto, para Israel e alguns de seus aliados políticos, inclusive os Estados Unidos, Jerusalém é a capital do país, fato que acirra ainda mais os conflitos entre judeus e palestinos, sendo que estes últimos também desejam a oficialização de Jerusalém, ou parte dela, como capital do futuro Estado Palestino.

D) Na Guerra de Yom Kippur, em 1973, o Estado de Israel realizou importantes conquistas territoriais, ocupando as Colinas de Golã, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, pertencentes respectivamente à Síria, Jordânia e Egito. Nesses territórios ocupados, Israel garantiu, desde a Guerra de Yom Kippur, sua soberania, a gestão dos recursos naturais e a ampliação da expansão das colônias judaicas na Palestina.

E) Criado na década de 1980, o grupo Hamas controla, desde 2007, a Faixa de Gaza, marcando uma ruptura com o grupo político Fatah, que mantem o controle na Cisjordânia. Mesmo tendo sido eleito democraticamente em 2006 para o governo da Faixa de Gaza, o Hamas, por apresentar um braço armado, efetuar ataques contra o território israelense e não reconhecer o Estado de Israel, é considerado por autoridades judaicas e de vários países como um grupo terrorista.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Geografia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+