Técnicas em laboratórioBiossegurança técnica em laboratório
- (IBADE 2019)
Riscos biológicos são caracterizados como a possibilidade de contaminação por agentes biológicos oriundos da atividade laboratorial. A classificação dos microorganismos para o grupo de risco I é descrita como:
A) baixo risco individual e comunitário. Este grupo inclui os microorganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas que têm pouca probabilidade de produzir doenças em pessoas ou animais saudáveis. (Bacillus subtilis).
B) risco individual moderado, risco comunitário médio. Este grupo inclui os microorganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas que podem provocar doenças em humanos ou em animais saudáveis, mas que em circunstâncias normais não é provável que levem a riscos mais graves aos envolvidos ou ao meio ambiente.
C) risco individual alto, risco comunitário baixo. Este grupo inclui os microorganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas que normalmente provocam doenças graves em humanos ou animais, mas que normalmente não se disseminam através do contato eventual entre indivíduos, ou que podem ser tratados através de agentes antimicrobianos ou antiparasitários. (Micobacterium tuberculosis).
D) risco individual alto, risco comunitário alto. Este grupo inclui os microorganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas que normalmente provocam doenças muito graves em humanos e animais, muitas vezes de difícil tratamento, e que são facilmente transmitidos de um indivíduo para outro, ou de animais para humano, ou vice-versa, por contato direto, indireto ou eventual. (Vírus ebola).
E) risco individual moderado, risco comunitário médio. A exposição a esses agentes, no laboratório, raramente provoca infecções que levam a doenças graves, para as quais existem tratamentos eficientes e medidas preventivas e o risco de disseminação é limitado. (Shistosoma mansoni).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 39
Vamos para o Anterior: Exercício 37
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório