JornalismoPublicidade e propaganda
- (FGV 2017)
Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.
Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:
A) o contrato firmado entre leitores e empresa jornalística é tácito, de modo a permitir o consumo de publicidade travestida de notícia;
B) as capas de jornais e revistas atuam tal qual vitrines nas quais os anúncios publicitários, assim como fotografias e ilustrações, melhoraram o design da página;
C) o logotipo do jornal, acompanhado do fio-data, nada mais é do que publicidade institucional gratuita;
D) é necessário conjugar informação e estética, pois o layout da capa é o elemento que garante o interesse do leitor pela publicação;
E) os critérios de seleção e hierarquização do noticiário ficam evidenciados, uma vez que a escolha das manchetes, chamadas e fotos, por exemplo, atendem ditames mercadológicos e ideológicos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 3
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Jornalismo