Técnicas em laboratórioColeta e preparo de amostras de sangue
- (INSTITUTO AOCP 2019)
A coleta de sangue, seja ele venoso ou arterial, para a realização de exames laboratoriais é prática já sedimentada no laboratório clínico e apresentou, com o passar dos anos, milhares de melhorias para que as dosagens apresentadas refletissem de maneira mais eficaz e verdadeira a situação clínica do paciente. Para que as coletas sejam eficazes e as amostras viáveis, utilizam-se tubos específicos para cada finalidade, alguns com anticoagulantes e outros sem. Sobre os anticoagulantes, assinale a alternativa correta.
A) A heparina é um mucopolissacarídeo sulfatado que pouco interfere nas dosagens químicas. Por atuar ativando a antitrombina III, tem ação prolongada acima de 12 horas e pode ser usada em todos os setores do laboratório, inclusive na hematologia, por não apresentar interferência nos exames hematológicos.
B) O citrato de sódio é um quelante do cálcio e é usado para as dosagens de exames imunológicos por ser facilmente reversível quando da adição de Ca2+.
C) O fluoreto de sódio é responsável por inibir a enzima enolase e atuar sobre a via glicolítica, previnindo a degradação da glicose. Deve ser usado, em geral, juntamente ao oxalato ou EDTA, por apresentar baixa capacidade anticoagulante.
D) O Etilenodiaminotetracético é um anticoagulante quelante do cálcio usado para inibir a cascata da coagulação e, por isso, deve ser utilizado para exames de coagulação e nunca para exames hematológicos, por atuar diretamente modificando a morfologia celular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 31
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório