Técnicas em laboratórioMicrobiologia clínica nas técnicas em laboratório
- (IF-MS 2019)
Ao contrário das colorações simples, as colorações diferenciais reagem de modo distinto com diferentes tipos de bactérias, podendo, assim, ser usadas para diferenciá-las. As colorações diferenciais mais frequentemente utilizadas para bactérias são a coloração de Gram e a coloração álcool-ácido resistente.
Acerca das colorações diferenciais, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO :
A) Os microbiologistas utilizam a coloração álcool-ácido resistente para identificar as bactérias do gênero Mycobacterium , incluindo dois importantes patógenos Mycobacterium tuberculosis , o agente causador da tuberculose, e Mycobacteriu m leprae , o agente causador da lepra.
B) O corante púrpura e o iodo se combinam no citoplasma de cada bactéria, corando-a de violeta escuro ou púrpura. As bactérias que retêm essa cor após a tentativa de descolori-las com álcool são classificadas como gram-positivas; as bactérias que perdem a cor violeta escuro ou púrpura após a descoloração são classificadas como gram-negativas.
C) As bactérias gram-positivas tendem a ser mortas mais facilmente por penicilinas e cefalosporinas.
D) O método de Gram é uma das mais importantes técnicas de coloração na microbiologia médica. Os resultados da coloração de Gram são universalmente aplicáveis, pois todas as células bacterianas coram-se facilmente e adquirem cor.
E) As bactérias gram-negativas geralmente são mais resistentes porque os antibióticos não podem penetrar a camada de lipopolissacarídeo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 16
VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório