Procura

Segurança e saúde no trabalhoRiscos ocupacionais (análise e gerenciamento de riscos)


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (VUNESP 2019)

Por meio de Anexo à Portaria n° 25, de 29 de dezembro de 1994, o então Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho publicou um roteiro de elaboração do Mapa de Riscos, incluindo a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronização das cores correspondentes. De acordo com essa formatação do Mapa de Riscos, que se popularizou no meio prevencionista,


A) um arranjo físico inadequado e a iluminação imprópria são riscos organizacionais e devem ser representados no Mapa de Riscos por círculos da cor laranja.

B) o SESMT deverá fornecer à CIPA os relatórios dos levantamentos ambientais realizados no ambiente de trabalho, para que essa Comissão consiga representar os agentes ambientais com tamanhos de círculos compatíveis com a intensidade ou concentração de cada um deles.

C) os fatores de risco que demandem esforço fisiológico do trabalhador em sua aclimatação, como calor, frio, umidade e o trabalho em turnos, deverão ser representados pela cor lilás, reservada aos riscos biológicos.

D) o controle rígido de produtividade, a imposição de ritmos excessivos, as jornadas de trabalho prolongadas, a monotonia e a repetitividade são riscos ergonômicos e devem ser representados no Mapa de Riscos na cor amarela.

E) a iluminação inadequada, que no modelo do Ministério do Trabalho aparece como risco ergonômico, na verdade deveria constar dos riscos físicos, do grupo verde, por se tratar de uma forma de energia, que são as radiações não ionizantes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+