Procura

Segurança e saúde no trabalhoFundamentos da saúde ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 72

  • (VUNESP 2019)

Para que um determinado problema de saúde seja considerado uma doença ocupacional, é necessário que haja o nexo causal entre as condições em que o trabalho é realizado e o agravo à saúde do indivíduo. Assim,



A) a intermação ou insolação é um quadro gravíssimo, ocasionado no centro térmico regulador devido a uma sobrecarga térmica, em que o indivíduo apresenta aumento descontrolado da temperatura com sintomas como cefaleia, vertigem, desmaio e pele quente e seca, sem suor.

B) as radiações ionizantes e não ionizantes, dependendo de seu comprimento de onda e da quantidade de energia envolvida, podem provocar efeitos somáticos no organismo irradiado, gerando mutações nos cromossomos ou gens das células germinativas.

C) o manganismo refere-se à doença causada por manganês e seus compostos, cujos fumos penetram no organismo por meio de pequenas lesões na pele e provocam cefaleia, astenia, sonolência, espasmos musculares nos membros inferiores e excitação.

D) a perda auditiva induzida por ruído é causada pela exposição continuada a níveis de pressão sonora elevados, e tem caráter progressivo se não cessar a exposição após o diagnóstico que, ao apontar as frequências comprometidas, permite a reversão quase completa da perda já ocorrida.

E) o saturnismo surge associado à indústria de baterias e de pigmentos para tintas e estabilizantes para plásticos, com a exposição se dando por via respiratória e cutânea, sendo esta última impossível para o chumbo tetraetila, que é incapaz de atravessar a pele íntegra.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 73

Vamos para o Anterior: Exercício 71

Tente Este: Exercício 55

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.20ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=0.50ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 5ms))