Engenharia ambiental e sanitáriaHidrologia na engenharia ambiental e sanitária
- (IESES 2019)
Os projetos atuais de drenagem urbana têm como filosofia o escoamento da água precipitada o mais rápido possível para fora da área projetada. Este critério aumenta de algumas ordens de magnitude as vazões máximas, a frequência e o nível de inundação de áreas a jusante. É importante alterar esta perspectiva dos projetos de drenagem, considerando que o aumento de vazão devido à urbanização não deve ser transferido para jusante e as medidas de controle devem ser preferencialmente não-estruturais. À medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos, EXCETO:
A) Aumento das vazões máximas (em até 7 vezes, conforme Leopold,1968) devido ao aumento da capacidade de escoamento através de condutos e canais e impermeabilização das superfícies.
B) Deterioração da qualidade da água superficial e subterrânea, devido à lavagem das ruas, transporte de material sólido e às ligações clandestinas de esgoto sanitário e pluvial.
C) Aumento da produção de sedimentos devido à desproteção das superfícies e à produção de resíduos sólidos (lixo).
D) O aumento da temperatura da água e consequente decaimento de sua viscosidade, devido ao uso de pavimentação asfáltica na maioria dos grandes centros urbanos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30
Vamos para o Anterior: Exercício 28
Tente Este: Exercício 66
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária