Engenharia ambiental e sanitáriaHidrologia na engenharia ambiental e sanitária
- (Instituto Consulplan 2019)
A recarga intencional de aquíferos é a introdução de água para o interior destes, seja diretamente através de poços de injeção ou indiretamente através de bacias ou caixas de infiltração. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Seu objetivo é aumentar a disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos, melhorar a qualidade da água, restabelecer o nível freático e novas condições de equilíbrio hídrico.
B) Podem ser utilizadas águas de rios e lagos, águas residuais resultantes de estações de tratamento de água e esgoto (desde que atendidos todos parâmetros legais), águas dessalinizadas e águas da chuva e de escoamento superficial.
C) Este tipo de recarga é realizada mediante a disposição de efluentes em fossas sépticas não impermeabilizadas, a infiltração via aterros sanitários e campos excessivamente irrigados, ou via rupturas não evitadas em sistemas de abastecimento de água e esgotos ou demais vazamentos.
D) A tendência é aliviar problemas de drenagem urbana, uma vez que precipitações pluviométricas de alta intensidade tendem a gerar enchentes e alagamentos, sendo gradualmente escoadas para outros corpos d’água à jusante. Assim, além de diminuir o escoamento superficial, volumes d’água que seriam “perdidos” passariam a constituir aportes adicionais para aquíferos deplecionados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 67
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária