Engenharia ambiental e sanitáriaTratamento de efluentes líquidos
- (Quadrix 2019)
Os sistemas de tratamento de esgotos sanitários são classificados em níveis preliminar, primário, secundário e terciário (eventualmente utilizado). O tratamento secundário tem como objetivo a remoção de matéria orgânica e, no tratamento de esgotos sanitários, são usados prioritariamente processos biológicos compostos por diferentes tecnologias, como lagoas de estabilização, lodos ativados, reatores anaeróbios de fluxo ascendente (RAFA), entre outros. No que se refere aos níveis de tratamento e ao tratamento biológico de esgotos sanitários, assinale a alternativa correta.
A) Na estabilização biológica da matéria orgânica em suspensão, ocorre a utilização dessa matéria orgânica como fonte de alimento, por microorganismos aeróbios ou anaeróbios, com a produção de gases, água, matéria inerte e novas células de microorganismos.
B) O sistema de lodos ativados convencional é uma tecnologia de tratamento anaeróbio composta por filtro e biorreator de membrana.
C) No dimensionamento de lagoas de estabilização, a área requerida deve ser calculada por meio do tempo de detenção expresso em termo de carga de demanda biológica de oxigênio (DBO).
D) O processo anaeróbio envolve processos metabólicos complexos que ocorrem em etapas sequenciais por meio da ação de, no mínimo, bactérias acidogênicas, bactérias acetogênicas e microrganismos metanogênicos. Os principais produtos do processo anaeróbio são os gases butírico e CO 2 .
E) Os níveis preliminar e primário têm como objetivos a remoção de material grosseiro e finamente particulado e de sólidos dissolvidos, respectivamente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 86
Vamos para o Anterior: Exercício 84
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária