Engenharia ambiental e sanitáriaHidrologia na engenharia ambiental e sanitária
- (NC-UFPR 2019)
A formação geológica de Curitiba e arredores possui características que influenciam muitas das atividades humanas na região, como os aspectos geotécnicos, a disponibilidade de minérios e a disponibilidade de águas subterrâneas e superficiais. Levando em consideração os conhecimentos sobre formação geológica de Curitiba e arredores, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O Planalto de Curitiba é formado por áreas pouco elevadas com cristas alongadas, morros arredondados e vales de drenagem pertencentes às cabeceiras de duas das mais importantes bacias hidrográficas do sul do país: as bacias do rio Ribeira do Iguape e do rio Iguaçu.
B) O sítio urbano de Curitiba encontra-se em um sítio geológico em forma de bacia sedimentar, constituída por uma capa de rochas sedimentares posicionada sobre um substrato rígido e firme que, em geral, torna o terreno estável.
C) Os poços tubulares na região do Aquífero Karst, ao norte e noroeste de Curitiba, em geral são profundos e possuem grande produtividade e estabilidade geotécnica.
D) Os sedimentos da Formação Guabirotuba ocorrem em vastas áreas no Município de Curitiba e naqueles que o cercam. Esses sedimentos são expansivos e retrativos, com alta suscetibilidade à erosão e movimentos gravitacionais de massa em encosta, que trazem grandes riscos às comunidades assentadas nessas áreas, com prejuízos materiais e também sérios danos ao meio ambiente.
E) As rochas do Complexo Atuba conferem uma grande resistência ao substrato geológico da cidade, tornando-o muito estável e, quando in situ e não intemperizadas, com possibilidades quase nulas de deslocamento, mesmo quando submetido a cargas elevadas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 85
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária