Procura

Terapia ocupacionalDispositivos e recursos de tecnologia assistiva


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (COMPERVE 2019)

Na tecnologia assistiva, o seatingé a terminologia utilizada para descrever a intervenção de adequação postural, por meio de um sistema de assento e encosto. Durante a intervenção do terapeuta ocupacional na avaliação e prescrição de cadeira de roda especial, utiliza -se a fita métrica para medição básica. Nessa medição, o terapeuta ocupacional precisa saber que


A) a profundidade do assento é a medida realizada entre a região sacral das nádegas até a região poplítea com o joelho fletido. Deve-se evitar o contato da borda do assento com a fossa poplítea para não ocorrerem compressão arterial na região e limitação na extensão do joelho.

B) a largura do assento é a medida da maior largura do quadril verificada com a pessoa sentada. Deve-se utilizar dois objetos rígidos, de preferência tábuas de madeira, posicionando-as lado a lado no quadril e medindo-se, obrigatoriamente, a distância externa entre os dois objetos.

C) a altura do encosto é verificada da base do assento até a borda do ângulo inferior da escápula. Essa altura determina o acesso dos membros superiores para realizar a propulsão da cadeira.

D) a altura do apoio de braços é medida com o usuário estabilizado na postura sentado, medindo-se do assento da cadeira até o cotovelo com 70º de flexão, sem poder elevar ou deprimir o ombro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 9

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+