Procura

Engenharia elétricaAterramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (FCC 2019)

Fenômenos como as descargas atmosféricas que atingem redes elétricas, ou partidas de grandes motores, podem interferir diretamente nas instalações elétricas, comprometendo o seu funcionamento. Para a proteção da rede contra surtos de tensão, um recurso utilizado é a instalação do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS). Quando ocorre a sobretensão, passando pelo DPS, o encaminhamento da tensão excedente e o processamento desta ação, se dão, respectivamente, conforme descrito em:


A) a tensão em sobrecarga é baixada, estabilizada e encaminhada para a rede, de tal forma que a corrente elétrica flua em apenas um sentido, do ânodo (+) para o cátodo (−) – esses ajustes são realizados pelo diodo retificador incorporado no dispositivo.

B) a tensão mais elevada, percebida no dispositivo de proteção é reduzida, por derivação, para outros caminhos do circuito, que será distribuída, de tal forma que o valor é baixado para um valor pré-ajustado – ação promovida pelo resistor incorporado.

C) a tensão sobrecarregada é retificada para um valor inferior ao ajustado no DPS, para que possa ser encaminhada para a rede; se esta corrente for alternada, o dispositivo conduzirá na alternância positiva e não conduzirá na negativa – este processamento se dá por meio do tirístor.

D) um caminho com menor oposição à passagem da corrente elétrica é oferecido, escoando toda essa energia pelo sistema de aterramento – a responsabilidade por esta ação é do varistor incorporado.

E) constatada a sobretensão, modificações súbitas predeterminadas são produzidas na alimentação, por um eletroímã, dirigindo a corrente para um ou mais circuitos elétricos secundários de saída – procedimento processado por um relé interno ao DPS.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 53

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia elétrica






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+