EstatísticaProbabilidade condicional teorema de bayes e independência
- (FGV 2018)
Muitos argumentam que no Brasil as punições impostas pela justiça aos que têm menor poder aquisitivo é mais severa. Para avaliar a situação, um tribunal realizou um levantamento estatístico com base num lote de processos, coletando dados sobre a condição socioeconômica dos réus (alta ou baixa) e as respectivas penas (mais ou menos severas).
Dos 1.000 processos amostrados, em 40% os réus eram de nível socioeconômico mais alto, 30% eram de nível mais baixo e tinham penas mais severas, enquanto 25% tinham nível mais alto e tiveram penas menos severas.
Com tais informações, a respeito da diferença de tratamento, é correto afirmar que:
A) os de alta condição socioeconômica têm penas mais severas;
B) os de baixa condição socioeconômica têm penas mais severas;
C) a probabilidade de que um indivíduo de condição socioeconômica mais alta seja condenado a uma pena menos severa é maior do que a do indivíduo de condição mais baixa;
D) a probabilidade de que um indivíduo de condição socioeconômica mais alta seja condenado a uma pena mais severa é maior do que a do indivíduo de condição mais baixa;
E) não há diferença entre as probabilidades de que quaisquer indivíduos, de condição socioeconômica alta ou baixa, recebam uma pena maior ou menor que outra.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 60
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Estatística