EnfermagemAssistência de enfermagem ao parto/aborto
- (COMPERVE 2018)
A distorcia é definida como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do evento. Em se tratando da distorcia de ombro, algumas manobras podem ser aplicadas. Assim, com base no Manual de Parto, Aborto e Puerpério do Ministério da Saúde (2001), as manobras a serem tomadas, nesse caso, são:
A) rotação manual do ombro posterior do feto para anterior e, se necessário, pressão supra púbica, praticada por um auxiliar, diretamente sobre a sínfise púbica materna.
B) adução ampla das pernas e flexão completa sobre a coxa e o abdome materno e, se necessário, pressão sub-púbica, praticada por um auxiliar, diretamente sobre a sínfise púbica materna.
C) adução ampla das pernas e flexão completa sobre a coxa e o abdome materno e, se necessário, rotação manual do ombro anterior do feto para posterior.
D) rotação manual do ombro posterior do feto para anterior e, se necessário, tração controlada do cordão e colocação do recém-nascido no nível da vulva ou abaixo desta, por três minutos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 56
VOLTAR ao índice: Enfermagem