Legislação municipalResolução sme nº 16 de 2018
- (VUNESP 2019)
O projeto de implantação de um sistema próprio de avaliação na Rede Municipal de Ensino de Campinas constitui um modelo de avaliação institucional, cujos princípios básicos são a qualidade negociada entre as escolas e o poder público e a participação solidária entre todos os segmentos envolvidos com a unidade escolar. O processo de avaliação externa de desempenho dos estudantes, uma das etapas da Avaliação Institucional Participativa na Rede Municipal de Ensino de Campinas, fundamenta-se nas matrizes de avaliação, que são entendidas como
A) o referencial curricular mínimo do que será avaliado em cada área, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos.
B) um quadro formado por um conjunto de descritores que se referem às práticas de transmissão e às práticas de apropriação.
C) o currículo escolar vigente no Brasil, estabelecendo o que deve ser aferido por meio de um instrumento de medida.
D) o processo que permite diferenciar os alunos que conhecem o conteúdo e já desenvolveram as competências requeridas dos demais.
E) o índice de dificuldade de cada questão, o que permite equilibrar as provas com questões de diferentes graus de dificuldade.
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EXERCÍCIOS - Exercício 2
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