Saúde públicaOrganização e funcionamento do sus
- (Fundação CEFETBAHIA 2019)
Em 30 de dezembro de 2010, foi publicada a Portaria nº 4.279, que estabelece as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo esta Portaria, as RAS são definidas como: “[...] arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). As RAS possuem características específicas. Considerando a definição sobre as Redes de Atenção à Saúde, é possível afirmar que a alternativa que se constitui, corretamente, como uma de suas características é
A) a responsabilização por atenção contínua, independentemente de garantia de integralidade.
B) o cuidado deve ser ofertado, exclusivamente, por profissionais de medicina e de enfermagem.
C) a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação.
D) o compartilhamento de objetivos e o compromisso prioritário com os resultados de ordem econômica, seguido do compromisso com os resultados sanitários.
E) a centralidade nas decisões tomadas pela gestão, considerando, principalmente, o aporte de recursos destinado às ações de saúde em um dado território, atendendo, quando possível, às necessidades de saúde da população.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 53
Vamos para o Anterior: Exercício 51
Tente Este: Exercício 269
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública