AtualidadesAtualidades do ano de 2019
- (CONSULPAM 2019)
A barragem da mineradora Vale que se rompeu em Brumadinho (MG), usava uma tecnologia de construção bastante comum nos projetos de mineração iniciados nas últimas décadas, mas considerada por especialistas uma opção menos segura e mais propensa a riscos de acidentes. Sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA:
A) O método chamado de alteamento a montante, utilizado tanto no reservatório I da Mina Córrego do Feijão da Vale como na barragem de Fundão da Samarco, em Mariana, que rompeu em2015, permite que o dique inicial seja ampliado para cima quando a barragem fica cheia, utilizando o próprio rejeito do processo de beneficiamento do minério como fundação da barreira de contenção.
B) A barragem que se rompeu em Brumadinho tinha 86 metros de altura e começou a ser construída em 1976 pela Ferteco Mineração (adquirida pela Vale em 2001). Em comunicado divulgado neste domingo (27), a Vale informou que a barragem estava inativa, sem receber novos rejeitos, desde 2015.
C) Segundo levantamento divulgado em novembro do ano passado pela Agência Nacional de Água (ANA), o Brasil possui 24.092 barragens de usos múltiplos, das quais 45 foram apontadas como mais vulneráveis, com algum comprometimento estrutural importante. Segundo a ANA, a barragem de Brumadinho "não foi classificada como crítica".
D) Todas as alternativas estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Atualidades