Meio ambienteMeio aquático
- (Instituto Consulplan 2019)
Os processos físico-químicos são caracterizados por técnicas off-site e in-situ . A técnica off-site consiste na remoção da água subterrânea do terreno para seu posterior tratamento. São métodos físico-químicos de tratamentos de águas subterrâneas, EXCETO:
A) Processo air stripping : consiste em uma técnica na qual ocorre a transferência de massa por meio da volatilização de compostos da água, aumentando-se, assim, a transferência entre as fases gasosa e líquida do solo. Em geral, é utilizada na remediação de água subterrânea que tenha sido contaminada por Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) como solventes.
B) Fluidos supercríticos : é o tipo de extração que representa uma tecnologia emergente. Os fluidos supercríticos são materiais que, em altas temperaturas e pressões, possuem propriedades entre líquido e gás. Neste processo (SCF) de extração, os orgânicos no solo, sedimentos ou água, são dissolvidos no fluido a altas temperatura e pressão e aliviados (liberados) do SCF a baixas temperatura e pressão.
C) Adsorção por carbono : nesse processo de descontaminação há dois componentes envolvidos designados, como adsorvido e adsorvente. O elemento adsorvido é o contaminante solúvel e o adsorvente é uma superfície sólida. O processo consiste em dispor a água contaminada em uma coluna que entrará em contato com o carbono (superfície adsorvente), saindo através de um sistema de drenagem de fundo.
D) Barreira eletro-osmótica : consiste na oxidação química que é, geralmente, usada no tratamento de resíduos líquidos e água subterrânea, mas também pode ser aplicada em solos. Contudo, como o processo de escavação é caro, a tendência é de serem utilizados métodos in situ. O tratamento de efluentes e remediação de solos contaminados na oxidação química é uma forma de transformar moléculas ambientalmente indesejáveis em outras moléculas menos tóxicas, para que possam ser assimiladas de modo mais harmonioso nos ciclos da natureza.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Meio ambiente