Contabilidade públicaVariações patrimoniais (qualitativas e quantitativas)
- (UFMG 2019)
Variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Com relação às variações patrimoniais, assinale a alternativa INCORRETA:
A) São exemplos de variações patrimoniais aumentativas: exploração e venda de bens, serviços e direitos, impostos, taxas e contribuições de melhoria, uso de bens, serviços e consumo de capital fixo e transferências e delegações recebidas.
B) Podem ocorrer três momentos do reconhecimento da variação patrimonial: para a variação patrimonial aumentativa, antes, depois ou no momento da arrecadação da receita orçamentária; e para a variação patrimonial diminutiva, antes, depois ou no momento da liquidação da despesa orçamentária.
C) É na Demonstração das Variações patrimoniais que o resultado patrimonial é apurado, pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas, sendo que o valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço patrimonial do exercício.
D) Deve-se considerar realizada uma variação patrimonial aumentativa, quando há a geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 254
Vamos para o Anterior: Exercício 252
Tente Este: Exercício 210
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Contabilidade pública