Administração públicaEficiência eficácia e efetividade no serviço público
- (IF-PA 2019)
Peter Drucker, teórico neoclássico da administração, afirmou, segundo o artigo original “ These 10 Peter Drucker Quotes May Change Your World ”, da Entrepreneur, que “as reuniões são, por definição, uma concessão a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”. Para a teoria neoclássica, a organização é um sistema social com objetivos claros, cujo alcance ocorre através da racionalidade. A Nova Administração Pública (NAP) caminha ao encontro das ideias de Drucker, no sentido de afirmar que a crise provocada pela burocratização do modelo weberiano coloca a modernização do setor público como necessidade e medida de inteligência organizacional.
Enunciado baseado no artigo “ Peter Drucker não é apenas o pai da administração moderna, mas um provocador da cultura empreendedora ”, de André Bartholomeu Fernandes – Jornal do Empreendedor – disponível em https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/10-frases-de-peter-drucker-que-podem-mudar-a-sua-percepcao-demundo/
Sobre as REUNIÕES EFICAZES e seu significado à luz das tendências da nova administração pública, assinale a alternativa CORRETA :
A) a exigência principal para a eficácia das Reuniões na nova tendência é o registro sistemático de problemas e deliberações.
B) as reuniões contrariam a eficiência e principalmente a entrega de resultados, conforme explicita Peter Drucker, na citação do texto, excluindo da administração moderna a sua prática.
C) as reuniões devem ocorrer livremente, e ausentes de qualquer registro ou controle de tempo, em razão do protagonismo e liberdade criativa do servidor, e incluir preferencialmente a técnica brainstormming .
D) as reuniões continuam sendo necessárias, porém dependem do grau de disciplina, maturidade organizacional, perfil de liderança e da complexidade, cabendo ao líder a decisão de quando, onde e por quanto tempo ocorrerá. Deverá ser uma oportunidade de contribuição com ideias e pode admitir outras formas além da presencial, como por exemplo, videoconferência.
E) as reuniões devem ser feitas concentrando-se uma agenda anual, a ser editada e programada pela autoridade máxima da organização, que irá determinar quando e onde ocorrerão.
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