Relações públicasResponsabilidade corporativa
- (Quadrix 2019)
O termo accountabilitycompreende mecanismos que possibilitem a responsabilização de pessoas que ocupam cargos públicos. Quando estendido aos meios de comunicação, pode ser explicado como o processo que invoca a responsabilidade objetiva e subjetiva dos profissionais e veículos de comunicação por meio da organização da sociedade e da constituição de espaços públicos democráticos de discussão. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.
A) Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas ( accountability ) a partir da maior participação dos cidadãos.
B) Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam‐se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação.
C) A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade
D) Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia.
E) Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 2
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Relações públicas