Engenharia florestalPropriedades mecânicas e estruturas de madeira
- (FADESP 2019)
Atualmente existem dois principais sistemas de colheita de madeira: sistema de toras longas e de toras curtas. O sistema de toras longas envolve o corte e desgalhamento das árvores no local de abate, transporte das mesmas e posterior processamento à margem da estrada ou no pátio. No sistema de toras curtas, as árvores são cortadas e processadas em toras, com dimensões de acordo com o uso final, no próprio local de abate. A combinação “Skidder + Feller-buncher” pode ser considerada representativa no sistema de toras longas, enquanto o módulo “Harvester + Forwarder” trabalha em um sistema de colheita com processamento das árvores no local de abate. Considerando-se o sistema de toras longas, as vantagens desse sistema são:
A) colheita em áreas com topografias desfavoráveis; melhor aproveitamento da biomassa como fonte energética; possibilidade de concentração de várias operações em um único ponto, permitindo maior controle das operações.
B) limpeza de resíduos na área de exploração, diminuindo o risco de incêndios; melhor aproveitamento da biomassa como fonte energética; possibilidade de concentração de várias operações em um único ponto, permitindo maior controle das operações; maior rendimento operacional.
C) maior rendimento operacional; colheita em áreas com topografias desfavoráveis; limpeza de resíduos na área de exploração, diminuindo o risco de incêndios; possibilidade de concentração de várias operações em um único ponto, permitindo maior controle das operações.
D) colheita em qualquer situação topográfica; muitos resíduos na área de exploração; dificuldade no controle das operações; impossibilidade de aproveitamento de resíduos como fonte de energia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia florestal