Procura

Engenharia florestalManejo florestal sustentável


EXERCÍCIOS - Exercício 37

  • (FADESP 2019)

Os sistemas agroflorestais são ecossistemas complexos com possibilidade de múltiplas produções. Isso é possível porque nessa forma de produção, em vez de se retirar toda a vegetação original e se plantar apenas uma cultura em uma larga extensão de terra, procura-se entender o funcionamento da natureza e imitá-la, utilizando-se as relações entre os seres vivos a nosso favor e estimulando-se a biodiversidade. Nas agroflorestas utiliza-se culturas agrícolas, árvores e animais em um manejo que leva em consideração o tempo e o espaço, para o qual é muito importante o conhecimento das características de cada espécie utilizada e sua relação com as demais. A adubação é feita de forma natural, com os recursos disponíveis e com a dinâmica de ciclagem de nutrientes típica das florestas, por meio da poda das árvores e da adubação verde. Não se utiliza agrotóxicos nem adubos químicos, pois só causam contaminação química e mais desequilíbrio, indo contra a técnica da agrofloresta (que propõe um controle natural das pragas por meio do reestabelecimento do equilíbrio ecológico). Os sistemas agroflorestais devem tentar reproduzir ao máximo a arquitetura das formações naturais, para melhor aproveitar a radiação, umidade e nutrientes (NARDELE e CONDE, sd). Considerando-se o texto acima, as vantagens dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) são:


A) aliam produção de alimentos com a conservação do meio ambiente; são importantes para recuperação de áreas degradadas; colaboram para a segurança alimentar das famílias; facilitam o trabalho do agricultor ao longo do tempo; trazem benefícios econômicos para as famílias de agricultores.

B) o manejo é menos complicado; os custos iniciais são baixos; facilitam o trabalho do agricultor ao longo do tempo; trazem benefícios econômicos para as famílias de agricultores; colaboram para a segurança alimentar.

C) facilitam o trabalho do agricultor ao longo do tempo; trazem benefícios econômicos para as famílias de agricultores; o retorno do capital investido é rápido; facilitam o uso de mecanização.

D) intensificam o uso da terra; os conhecimentos sobre alelopatia são bem desenvolvidos; não requer grande capacidade de observação por parte dos agricultores; as pesquisas sobre consórcios estão bem desenvolvidas; facilitam o trabalho do agricultor ao longo do tempo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38

Vamos para o Anterior: Exercício 36

Tente Este: Exercício 56

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia florestal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.91ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.77ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 4ms))