Engenharia agronômicaConservação de recursos naturais
- (FAUEL 2019)
O Estado do Paraná, há quatro décadas, vem desenvolvendo esforços para conter a degradação do solo e da água, com especial atenção à erosão hídrica. O processo erosivo, dada a sua intensidade, além de degradar o perfil do solo, é a causa primeira de outros problemas que levam à baixa produtividade e ao empobrecimento do meio rural. Assinale a alternativa INCORRETA sobre práticas conservacionistas.
A) A disposição das culturas em faixas de largura variável, é considerado uma prática complexa, pois combina o plantio em contorno, a rotação de culturas, as plantas de cobertura e, em muitos casos, os terraços.
B) A calagem possibilita melhor estrutura do solo, em função da agregação de coloides, ao mesmo tempo em que promove o fornecimento de cálcio e enxofre e, principalmente, a melhoria das condições físicas e químicas na subsuperfície, propiciando condições para melhoria da infiltração e do desenvolvimento radicular em profundidade.
C) Uma das maneiras eficientes de controlar a erosão é a ceifa do mato nas culturas perenes, cortando as ervas daninhas a uma pequena altura da superfície do solo, deixando intactos os sistemas radiculares do mato e das plantas perenes e uma pequena vegetação protetora de cobertura, constituída de tocos.
D) A cobertura do solo com restos de culturas é uma das mais eficientes práticas de controle da erosão. A cobertura morta protege o solo contra o impacto das gotas de chuva, faz diminuir o escoamento da enxurrada, e incorpora ao solo a matéria orgânica, que aumenta a sua resistência ao processo erosivo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 4
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia agronômica