PsicologiaPiscologia e organizações
- (UNEMAT 2018)
Diversidade cultural é definida como uma representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas. O conceito de identidade grupal relaciona-se à identificação física e cultural com um determinado grupo social e à subsequente não identificação com outros grupos conhecidos que determinam, por sua vez, os limites do próprio grupo (Cox, 1994). O gerenciamento da diversidade está-se em grande parte tratando do desenvolvimento e estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional e não que promovam essa efetividade apesar das diferenças. A maioria das pessoas acredita que a diversidade no trabalho refere-se apenas ao aumento da representação racial, nacional, de gênero ou classe. Considerando apenas essas fontes, as organizações seguem um dos dois caminhos na gestão da diversidade: em nome da igualdade e da justiça ou de uma forma mais abrangente, como uma forma de obter abordagens novas e significativas ao trabalho. Essas duas perspectivas têm guiado a maioria das iniciativas de gerenciamento da diversidade em: perspectiva da discriminação e justiça; perspectiva do acesso e legitimidade e perspectiva da aprendizagem e efetividade.
José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil . Porto Alegre: Artmed, 2004.
Sobre as perspectivas da gestão da diversidade acima expostas, assinale a alternativa correta.
A) Na perspectiva da discriminação e justiça, os líderes que enxergam através dessa lente focam em desigualdade de oportunidades, tratamentos injustos e recrutamento, cumprindo os requisitos legais.
B) Na perspectiva do acesso e legitimidade, existe uma força de trabalho demograficamente diversa e que ajudam a ter acesso aos segmentos diferenciados, nesse caso a diversidade não é somente justa, ela faz sentido em termos de negócio.
C) Na perspectiva de aprendizagem e efetividade, a gestão está organizada em torno do tema da assimilação, obtendo uma força de trabalho demograficamente representativa, com igualdade de oportunidades e tratamentos justa.
D) Na perspectiva de acesso e legitimidade, o foco principal é pensar em pessoas demograficamente diversas sem levar em consideração o ramo de atuação da organização, ou seja, o mercado.
E) Na perspectiva de discriminação e justiça, é levada em consideração a igualdade no que diz respeito a raça e gênero, mantendo a igualdade apenas nesses níveis, trabalhando programas de inclusão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 5
VOLTAR ao índice: Psicologia