Procura

Conhecimentos geraisEconomia nacional


EXERCÍCIOS - Exercício 257

  • (IDHTEC 2019)

Historiadores consideram que a segunda metade do século XIX foi marcada por certa modernização do país, vinculada basicamente ao crescimento da produção e exportação de café, ao fim da importação de escravos e à promoção da atividade industrial. Segundo Gilberto Cotrim (2013), foram transformações que ocorreram nesse período e seus impactos econômicos e sociais, EXCETO:


A) A produção do café superou a de praticamente todos os demais produtos agropecuário, com exceção do leite.

B) Os cafezais expandiram-se pelo sudeste brasileiro, e o centro econômico do país deslocou-se das antigas áreas agrícolas do Nordeste para essa região.

C) Nas fazendas de café da província de São Paulo, o trabalho escravo foi sendo substituído lentamente pelo trabalho assalariado, com predomínio do imigrante europeu.

D) Parte do dinheiro do imigrante obtido com a exportação do café foi aplicada na industrialização do país.

E) Nas cidades mais importantes, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém e São Paulo, foram surgindo novos serviços públicos, iluminação nas ruas, bondes, ferrovias, bancos, teatros, etc.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 258

Vamos para o Anterior: Exercício 256

Tente Este: Exercício 162

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.93ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 7ms))