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EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

As diretrizes para o ensino de História [...] apareciam nas proposições de autores de livros para o ensino secundário [...]. Caso exemplar é o de Joaquim Manoel de Macedo, [...] autor de um dos livros de maior sucesso da segunda metade do século XIX às primeiras décadas do século XX. [...] Nesse livro [...] Macedo [...] contribuiu para a constituição da História como disciplina escolar no Brasil, definindo métodos e procedimentos para se “colher em pouco tempo importantes resultados”.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 49.
A grande importância do livro Lições de História do Brasil para uso dos alunos do Imperial Colégio de Pedro II, de Joaquim Manoel de Macedo, escrito em 1861 para a disciplina escolar História do Brasil, conforme afirma Thais Nivia de Lima e Fonseca, está no fato de essa obra



A) apresentar o conteúdo escolar sob a forma de lições e atividades, conforme orientação de Karl Philip Von Martius, em monografia apresentada no IHGB.

B) oferecer diretrizes para a formação moral e cívica dos jovens e, sobretudo, apresentar recursos didáticos a serem aplicados pelos professores durante as lições.

C) organizar um programa e uma metodologia de estudo capazes de orientar o ensino da disciplina escolar História em todo o território do Império Brasileiro.

D) seguir estritamente a lista de lições e atividades que possibilitariam melhor aproveitamento dos estudantes, conforme proposto pelo IHGB desde sua fundação, em 1838.


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