Procura

Conhecimentos geraisQuestões sociais


EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Alessandra Nicodemos (2013), pensando no ensino de história, diferencia a EJA das concepções de educação formal para crianças e adolescentes, nas quais o elemento identificador está estruturado na lógica etária. A autora busca na reafirmação do legado da educação popular reconhecer a educação de jovens e adultos como uma etapa com suas especificidades, nomeando, em sua definição legal, pedagógica e política, os alunos trabalhadores não como educandos de uma etapa de ensino, mas como sujeitos.
Sobre esse educando(a), suas características listadas pela autora, e sua postura e presença nos espaços educativos de EJA, é incorreto dizer que


A) são necessários a aplicação de um olhar abrangente e genérico sobre os alunos nessa modalidade e, principalmente, o reconhecimento de sua condição de classe trabalhadora e oprimida.

B) apresenta riquíssimas experiências de educação na atualidade que merecem ser respeitadas, legitimadas e assumidas como formas públicas de garantir o direito público dos excluídos à educação.

C) são portadores de uma gama complexa de características sociais e culturais, que invadem cotidianamente as salas de aulas noturnas e se apresentam como temas e questões para as práticas a serem realizadas.

D) desafia os docentes a apurar seu olhar, principalmente para além do conceito restrito de ensino, especialmente aquele estruturado na lógica etária, buscando a reafirmação do legado da educação popular.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25

Vamos para o Anterior: Exercício 23

Tente Este: Exercício 63

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.09ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.41ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 8ms))