Conhecimentos geraisQuestões sociais
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Alessandra Nicodemos (2013), pensando no ensino de história, diferencia a EJA das concepções de educação formal para crianças e adolescentes, nas quais o elemento identificador está estruturado na lógica etária. A autora busca na reafirmação do legado da educação popular reconhecer a educação de jovens e adultos como uma etapa com suas especificidades, nomeando, em sua definição legal, pedagógica e política, os alunos trabalhadores não como educandos de uma etapa de ensino, mas como sujeitos.
Sobre esse educando(a), suas características listadas pela autora, e sua postura e presença nos espaços educativos de EJA, é incorreto dizer que
A) são necessários a aplicação de um olhar abrangente e genérico sobre os alunos nessa modalidade e, principalmente, o reconhecimento de sua condição de classe trabalhadora e oprimida.
B) apresenta riquíssimas experiências de educação na atualidade que merecem ser respeitadas, legitimadas e assumidas como formas públicas de garantir o direito público dos excluídos à educação.
C) são portadores de uma gama complexa de características sociais e culturais, que invadem cotidianamente as salas de aulas noturnas e se apresentam como temas e questões para as práticas a serem realizadas.
D) desafia os docentes a apurar seu olhar, principalmente para além do conceito restrito de ensino, especialmente aquele estruturado na lógica etária, buscando a reafirmação do legado da educação popular.
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