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Conhecimentos geraisConhecimentos gerais sobre arte e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 50

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Uma nova percepção e consciência de patrimônio vem sendo desenvolvida nos estudos de José Ricardo Oriá Fernandes. O conceito de Patrimônio Histórico foi substituído pelo de Patrimônio Cultural, que abarca o histórico, mas amplia-o, incluindo o ecológico, o material e o imaterial, diferentemente do anterior, focado exclusivamente no patrimônio de “pedra e cal”.
Nesse sentido, pensar a educação patrimonial e a cidadania na perspectiva interdisciplinar adotada por José Ricardo Oria Fernandes envolve necessariamente:


A) Focar nos aspectos que são fundadores da sociedade brasileira, especialmente aqueles que foram balizados no século XIX nas pesquisas e escritos do IHGB.

B) Pensar a questão patrimonial como elemento ligado essencialmente aos fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

C) Desenvolver nos estudantes a consciência preservacionista da memória histórica, enquanto referencial da identidade e construção da cidadania.

D) Promover ações que foquem exclusivamente nas cidadanias civil e social, para que a população possa ter suas demandas atendidas, suas histórias incorporadas aos processos educativos e assim, promover a maior inclusão.


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