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Conhecimentos geraisConhecimentos gerais sobre arte e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (VUNESP 2019)

O surrealismo, embora igualmente dedicado à rejeição da arte como era até então conhecida, igualmente dado a escândalos públicos e (como veremos) ainda mais atraído pela revolução social era mais que um protesto negativo: como seria de esperar de um movimento centrado principalmente na França, um país onde toda moda exige uma teoria. Na verdade, podemos dizer que, enquanto o dadaísmo naufragava no início da década de 1920 com a era de guerra e revolução que lhe dera origem, o surrealismo saía dela com o que se tem chamado de “uma súplica pela ressureição da imaginação, baseada no inconsciente revelado pela psicanálise, os símbolos e sonhos”.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos)
O excerto traz referências ao contexto



A) dos movimentos artísticos caracterizados pela visão conservadora e saudosista da chamada escola clássica de arte que marcaram os séculos XVIII e XIX.

B) da vanguarda moderna do Dadaísmo iniciado em Zurique e do Surrealismo nascido em Paris e influenciado pelas teorias psicanalíticas a partir da década de 1920.

C) do Modernismo no Brasil e do Muralismo Mexicano que copiaram as escolas Dadaístas e Surrealistas diante de sua clara superioridade técnica e estética.

D) da vanguarda clássica do Surrealismo iniciado em Berlim e do Dadaísmo nascidos em Viena, ambos influenciados pelas teorias psicanalíticas de Lacan.

E) dos estudos psicanalíticos que impuseram aos movimentos na França e Alemanha um modelo artístico padronizado e autoritário de inspiração conservadora.


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