Procura

BiologiaProblemas ambientais e medidas de conservação


EXERCÍCIOS - Exercício 244

  • (GUALIMP 2019)

Leia o texto abaixo.

A eutrofização é um dos estados da sucessão natural dos ecossistemas aquáticos. À medida que o tempo passa e os nutrientes vão se acumulando, havendo um desenvolvimento cada vez maior das populações de fitoplâncton, observa-se com frequência o florescimento de algas. Quando acontece naturalmente, a eutrofização é gradual e muito lenta (demora muitas dezenas de anos a estabelecer-se). Entretanto, quando este processo é acelerado, há um aumento desordenado na produção de biomassa, impossibilitando a sua incorporação pelo sistema aquático com a mesma velocidade e provocando, assim, um desequilíbrio ecológico. Nesse caso, o processo é chamado de eutrofização artificial . (Ccopa Rivera, 2003, p. 5)

Sobre os efeitos do fenômeno da eutrofização, seja de causa natural ou artificial, é INCORRETO afirmar:




A) A eutrofização provoca a anoxia, que é a ausência de oxigênio dissolvido, que causa a morte de peixes e de invertebrados e, também, resulta na liberação de gases tóxicos com odores desagradáveis.

B) A eutrofização, por promover ampliação da população de microrganismos, diminui os custos para o tratamento da água. Além disso, permite ampliação do potencial de navegação por reduzir o crescimento de plantas.

C) A eutrofização gera deterioração do valor recreativo de um lago ou de um reservatório devido à diminuição da transparência da água associado à liberação de odores desagradáveis.

D) A eutrofização, dentre outros fatores, compromete a qualidade das águas devido à toxicidade de algas, ou seja, à produção de substâncias nocivas por algumas espécies de cianofíceas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 245

Vamos para o Anterior: Exercício 243

Tente Este: Exercício 289

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Biologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+